sexta-feira, 15 de outubro de 2010

COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR

"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas de meninas."  (Vicente Martins)

A todos os professores parabéns, em especial aos professores do Brasileiro Vilanova.


A Gestão

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

IFPE abre inscrições para o Vestibular 2011



BÁRBARA FRANCO   

Os interessados em ingressar em um dos cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) podem começar, hoje, a se inscrever no Vestibular 2011 da instituição. São oferecidas 3.392 vagas, distribuídas nos campi Ipojuca, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Caruau, Garanhuns e Recife. Dessas, metade são direcionadas aos estudantes vindos da rede pública de ensino. A data da seleção já está marcada para o dia 12 de dezembro, mas os candidatos têm até 23 de outubro para concluir a inscrição. A novidade este ano, são os cursos de Construção Naval e Petroquímica, em Ipojuca.
O procedimento é feito somente pela Internet, pelo site www.ifpe.edu.br e os candidatos têm até o próximo dia 23 para efetuar o pagamento do boleto bancário. A taxa para participar custa é de R$ 20. "Aqueles que quiserem solicitar isenção do pagamento devem procurar a partir de hoje, o campus onde pretende se inscrever e levar os documentos que comprovem a renda", explicou a coordenadora da Comissão do Vestibular do IFPE, Adriana Félix. Neste caso, é necessário que o candidato leve o histórico escolar de ensino médio, documento de identidade, comprovante de renda familiar atualizada, além da última conta ou fatura de energia elétrica. A entrega deve ser feita no campi onde o candidato deseja concorrer à vaga e o funcionamento das unidades é de 9h às 12h e das 14h às 17h.

Quem possui o ensino fundamental pode concorrer a uma das 708 vagas da modalidade integrado para cursar o ensino médio e o técnico concomitantemente. Na modalidade sequencial são oferecidas 2.568 vagas para os que já têm o ensino médio e deseja fazer somente o curso técnico. Outras 116 vagas são ofertadas no Integrado Proeja para os que tem mais de 21 anos e cursou o Ensino Fundamental. Nesta modalidade não é cobrada taxa de inscrição. Outras informações po­dem ser obtidas através do site do IFPE ou pelos telefones  2125-1666, 2125-1717, 3835-1796 ou 9275-6150.