quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PISO É LEI

CNTE denuncia










Notícias - Destaque



Escrito por Assessoria de Imprensa



Sex, 25 de Novembro de 2011 13:04




Comissão de Finanças da Câmara cede à pressão da Fazenda e dos governadores e rebaixa reajuste do piso.
Em decisão que contraria o processo de evolução do piso salarial profissional nacional do magistério (PSPN) e os fundamentos constitucionais de financiamento dessa política pública, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 23 de novembro, parecer do dep. José Guimarães (PT-CE), que estabelece o INPC/IBGE como único índice de reajuste anual do PSPN.


Para os cerca de dois milhões de profissionais do magistério público da educação básica no país, essa deliberação da CFT/Câmara requerida pela Fazenda Federal e por governadores e prefeitos, não só anula a possibilidade de valorização do piso e das carreiras profissionais - por meio de medida que contraria, inclusive, preceito constitucional - como dá guarida aos entes federados que, desde a vigência da norma federal lutam, deliberadamente, inclusive por meio de ações judiciais no Supremo Tribunal Federal, contra a Lei 11.738.

Em 2008, após ano e meio de tramitação do PL 619/07, o presidente Lula sancionou a Lei do Piso e sua sucessora, a exemplo de toda base aliada do Governo Federal, utilizou-se dessa importante conquista da educação para angariar prestígio e votos não só dos/as trabalhadores/as em educação como também de grande parte do eleitorado brasileiro.

No entanto, paradoxalmente, desde que o piso entrou em vigor, a CNTE e seus sindicatos filiados têm precisado lutar pelo cumprimento dos preceitos da Lei - insistentemente descumpridos por gestores públicos -, por entender que o piso é o primeiro passo rumo à efetiva valorização de uma categoria profissional castigada ao longo de décadas, e por que não dizer séculos! Prova dessa luta está expressa nas 16 greves estaduais e nos inúmeros outros movimentos paredistas municipais, deflagrados ao longo do ano de 2011, em protesto aos desrespeitos à lei federal.

Ainda sobre as greves, importante frisar que, em nenhuma delas, as administrações públicas conseguiram comprovar a falta de recursos para o pagamento do piso, haja vista o MEC não ter utilizado os cerca de R$ 1 bilhão que dispõe para complementar os vencimentos iniciais da categoria. Também o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de mérito da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4.167), rechaçou o argumento dos governadores de escassez de recursos para cumprimento do piso, tanto por falta de provas como por considerar que as administrações públicas tiveram tempo suficiente, desde a sanção presidencial, para se adaptarem à norma. Ademais, o STF também foi taxativo quanto à constitucionalidade do piso, que precisa, por óbvio, ter sua valorização vinculada à principal fonte financiadora - o Fundeb.

Lembramos, por oportuno, que o Substitutivo do Senado, acordado entre o MEC e as entidades da educação, e que mantém a perspectiva de aumento real do valor do piso, havia sido aprovado, por unanimidade, nas Comissões de Educação; de Trabalho, Administração e Serviço Público, além da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, de forma que a CFT foi a única Comissão a recusá-lo por razões meramente de economia fiscal.

Por estas razões, a CNTE manifesta sua absoluta insatisfação com a decisão da CFT/Câmara dos Deputados, ao tempo em que procurará formas de reverter essa votação que compromete qualquer possibilidade de melhoria das condições de vida e trabalho do magistério público da educação básica.

Enfatizamos, por fim, que essa decisão da CFT/Câmara ocorre simultaneamente à pressão que o relator do PNE tem sofrido para não propor nenhum percentual de investimento do PIB na educação acima de 7%. Contudo, o indicativo do Governo Federal não atende às demandas educacionais, a começar pela que exige valorização salarial do magistério, razão pela qual a sociedade reforçará a mobilização pelos 10% do PIB para a educação.

Fonte: Site CNTE

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

concurso

Governador lança Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

Publicado em 18.11.2011, às 11h45


Governador apresenta programa em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas

Foto: Vanessa Silva/NE10
Do NE10Com informações de Vanessa Silva, direto do Palácio

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em Pernambuco, foi lançado pelo governador Eduardo Campos no final da manhã desta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas. Por meio do Ministério da Educação (MEC), a ação é uma iniciativa do Governo Federal. O Senai, Senac e o IFPE irão ministrar os cursos e o início das aulas está previsto para o dia 5 de dezembro.

A partir da próxima segunda-feira (21) a sexta (25), os alunos interessados deverão efetuar a pré-matrícula em uma das 100 escolas estaduais distribuídas nas cidades onde os cursos serão ofertados. Veja a lista completa das instituições no site www.educacao.com.br.

Serão 6.897 vagas para 85 cursos de qualificação, em 24 municípios do Estado. O programa é voltado para as áreas de auxiliar de cozinha, agente de informações turísticas, mecânico de manutenção em máquinas industriais, manutenção de motocicletas, padeiro, pedreiros de alvenaria, montagem e manutenção de computadores.

O público alvo são os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Travessia das escolas públicas estaduais.

Durante a cerimônia de apresentação do Pronatec, o secretário de educação Anderson Gomes oficializou o Programa Aluno Conectado. Os estudantes do ensino médio terão, a partir do próximo ano, tablets e computadores pessoais. Serão adquiridos cerca de 170 mil equipamentos.

LEIA MAIS

>> Todas as salas de aula da rede estadual terão datashow e Wi-fi em 2012, afirma secretário


Leia mais
Pré-matrícula da rede estadual de ensino começa nesta terça
Pré-matrícula da rede estadual pelo 0800 começa neste sábado

premio para alunos

Governo distribuirá tablets a alunos dos 2º e 3º anos da Rede Estadual

Publicado em 18.11.2011, às 15h46
Do NE10

Durante a cerimônia de apresentação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em Pernambuco, realizada no final da manhã desta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, o secretário de Educação Anderson Gomes oficializou o Programa Aluno Conectado. Nele, o Governo do Estado distribuirá tablets e computadores pessoais para os estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino em 2012.

Ao todo, serão cerca de 170 mil alunos beneficiados com a iniciativa, que pretende tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, uma vez que foi notado pelo Governo que é no ensino médio que ocorre o maior índice de evasão escolar.

"O Estado está fazendo o esforço de tornar as aulas mais atrativas e fidelizar o estudante neste período em que o mundo oferece outros atrativos além da escola para que ele se interese mais e conclua os estudos de maneira mais satisfatória", afirmou o governador Eduardo Campos.

Por essa razão, os professores também serão capacitados, para que possam utilizar o equipamento como um meio de apoio pedagógico. Além disso, todas as escolas estaduais terão conexão wi-fi e todas as salas de aula contarão com um datashow. De acordo com Eduardo, deixar a sala de aula mais tecnológica é uma forma de atrair os alunos, diminuir a evasão escolar e garantir um melhor rendimento.

Ainda não se sabe ao certo quanto será investido no Programa, uma vez que a licitação para decidir a empresa que fornecerá o equipamento só será aberta neste sábado (19), mas o governador estima algo em torno de R$ 180 milhões.

SOFTWARES - Além de programas e aplicativos educativos, ligados ao programa de ensino da rede escolar, o Governo pretende instalar em cada tablet um dispositivo que permina a localização do equipamento. Desta forma, cada tablet, que contará com um código único, poderá ser localizado e inutilizado em caso de roubo, furto, má utilização ou mesmo venda.

A princípio, os gadgets serão entregues aos alunos no mês de março, ao ínicio das aulas, devendo ser devolvido no final do ano. Os estudantes que concluírem o terceiro ano do ensino médio com êxito, no entanto, ganharão o tablet, através de um termo de cessão permanente.

pensamentos

"Tudo o que você precisa é amor."
John Lennon

pensamentos

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.
John Lennon

reflexao

Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.
John Lennon

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CURSO GRATUITO INGLES

Estado vai oferecer cursos de inglês e espanhol nas escolas públicas

POSTADO ÀS 19:11 EM 01 DE Novembro DE 2011

O Governo do Estado oferecerá cursos intensivos de inglês e espanhol aos estudantes da rede estadual matriculados em 2011, no 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integrado à educação profissional. Além dos cursos, o programa oferecerá 474 bolsas de intercâmbio para estudantes de 237 escolas da rede pública (dois alunos de cada unidade) que se destacarem nas aulas, como forma de incentivo e aperfeiçoamento dos estudos das línguas estrangeiras. Os países disponíveis para o intercâmbio são Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O programa será lançado pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (03/11), às 09 horas, no Palácio do Campo das Princesas. Estão sendo criadas 24 mil vagas, sendo cerca de 20 mil para os cursos de inglês e o restante para os cursos de espanhol. Até o final de 2012, o programa atenderá 72 mil alunos. Para a realização dos cursos e a promoção das viagens, o Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões.

Cada escola terá sessenta vagas e as inscrições ocorrerão de 07 a 10 de novembro nas secretarias da própria unidade de ensino. As vagas serão preenchidas, prioritariamente, pelos alunos que obtiverem o melhor rendimento escolar em língua portuguesa e a melhor média global nos três primeiros bimestres deste ano letivo. No caso de estudantes com menos de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis legais. O resultado final da seleção ocorre no dia 17 do mesmo mês.

As turmas terão entre 25 e 30 estudantes e o inicio das aulas está previsto para o dia 21 de novembro e o término desta etapa inicial para 23 de dezembro. O curso será oferecido nas próprias escolas estaduais. Em 2011, os cursos funcionarão de forma intensiva, com 162 horas de duração. Os horários serão diferenciados, de acordo com a modalidade de ensino. Os estudantes matriculados no ensino médio integral e regular, por exemplo, terão suas aulas ministradas diariamente. Já os estudantes do semi-integral, terão aulas três dias por semana.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CAMPEAO EM GOIANA - É DAQUI PARA MELHOR.

ALUNOS DO BRASILEIRO CONQUISTAM TORNEIO DE FUTSAL EM GOIANA . É O BRILHO DO BRASILEIRO VILANOVA INDO CADA VEZ MAIS LONGE.PARABENS A TODOS OS ALUNOS. PARABENS A EQUIPE BRASILEIRO VILANOVA , PROFESSORES E AO NOSSO EDUCADOR ANDERSON FREITAS.

MAIS EDUCAÇÃO E APRENDER MAIS

JÁ ESTAO EM PLENO FUNCIONAMENTO AS OFICINAS DO BRASILEIRO VILANOVA DE GRAFITAGEM , FUTEBOL , LETRAMENTO , JUDÔ ,BANDA , E RADIO . O SUCESSO DO APRENDER MAIS JÁ DÁ SEUS FRUTOS COM ALUNO DO NONO ANO GANHANDO PREMIO E PARTICIPANDO DA FLIPORTO.

É DAQUI PARA MELHOR

ALUNO DO BRASILEIRO VILANOVA DO NONO ANO GANHA CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ESCOLA GANHA PASSEIO PARA A FLIPORTO. É SUCESSO BRASILEIRO VILANOVA PARA PERNAMBUCO.