domingo, 15 de maio de 2011

textualidade

24 de abril de 2006


TEXTO E OS FATORES DA TEXTUALIDADE


Se pretendemos produzir textos com qualidade, devemos refletir sobre o que é texto e textualidade. Segundo Costa Val (Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004), texto ou discurso é uma ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada da unidade sociocomunicativa, semântica e formal. E a textualidade é um conjunto de características que fazem que um texto seja um texto, e não apenas uma seqüência de frases. Os fatores da textualidade se distinguem em lingüísticos e pragmáticos. São eles:
OS FATORES LINGÜÍSTICOS

  • COERÊNCIA. Um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. Se o receptor de um texto não conhecer bem a língua que lhe deu forma, bem como a realidade de que ele fala, com toda certeza irá classificá-lo como incoerente. A coerência textual depende também das inferências, da intertextualidade, dos fatores pragmáticos e interacionais (tipos de atos de fala na interação, contexto de situação, intenção comunicativa).
  • COESÃO. A coesão é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da seqüência superficial do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto.Os mecanismos para a coesão de um texto podem ser o uso adequado dos operadores argumentativos, do léxico através da reiteração (repetição do mesmo item lexical: sinônimos, nomes genéricos etc.) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo).

OS FATORES PRAGMÁTICOS DA TEXTUALIDADE:
  • INTENCIONALIDADE. A intencionalidade revela o esforço feito pelo produtor para estabelecer um discurso coerente e coeso a fim de cumprir o seu objetivo comunicativo em função do receptor.
  • ACEITABILIDADE. A aceitabilidade é inerente ao receptor, que analisa e avalia o grau de coerência, coesão, utilidade e relevância do texto capaz de levá-lo a alargar os seus conhecimentos ou de aceitar a intenção do produtor.
  • SITUCIONALIDADE. A situcionalidade é responsável pela adequação do texto ao contexto sociocomunicativo.
  • INFORMATIVIDADE. A informatividade responde pela suficiência de dados no texto, como também pelo grau de previsibilidade nas ocorrências no plano conceitual e no formal.
  • INTERTEXTUALIDADE. A intertextualidade mostra a interdependência dos textos entre si, tendo em vista que um texto só faz sentido quando é entendido em relação a outro texto (COSTA VAL, 2004).

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