quarta-feira, 29 de junho de 2011

estagios

Saiba como conseguir um estágio e quais os seus direitos como estagiário
O primeiro passo para estagiar é se cadastrar em sites de instituições que fazem a ponte entre as empresas e as universidades; estudantes devem estagiar, no máximo, seis horas por dia
Da Redação do pe360graus.com

Ampliar
Foto: Reprodução/TV Globo
Veja mais
Vídeo | Entenda como fazer para conseguir o primeiro estágio

O estágio funciona como uma preparação para o mercado de trabalho e representa o momento de os estudantes se colocarem na vitrine e mostrar o seu talento às empresas. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é uma das entidades que fazem essa ponte entre os estagiários e as empresas e tem algumas dicas para quem quer conseguir um estágio.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Mercado do IEL, Ana Mendonça (foto), não é apenas a empresa que é importante para o estagiário: a recíproca também é verdadeira. “O estagiário é importante para a empresa exatamente por fazer o intercâmbio da teoria, que ele está vivenciando e aprendendo na universidade ou na escola técnica, com a empresa. Então há essa troca e essa atualização de conhecimentos. Ele vai trazer o conhecimento dele para a prática, para o dia a dia, e vai ter esse enriquecimento também na empresa”, diz.

O primeiro passo para conseguir um estágio é o estudante cadastrar os dados nos sites de instituições que fazem essa ligação entre as empresas e as faculdades, como o IEL. Mas apenas se cadastrar não é suficiente. “Os estudantes devem ter os dados cadastrados no nosso site para concorrer às vagas em aberto. Hoje, o estagiário disputado no mercado é aquele que busca algo mais. Ele tem que ter um diferencial e [saber outras] línguas é fundamental sim”, afirma Ana Mendonça.

Ela lembra ainda que muitas empresas já procuram o estagiário com o objetivo de contratá-lo no futuro. “Então, [o estagiário] tem que ter muita proatividade, dinamismo e interesse em querer fazer. A atitude do estagiário faz a diferença no estágio dele e, se ele buscar o resultado e fazer a diferença na empresa, ele vai, com certeza, ter uma boa avaliação. A gente tem um índice muito elevado de efetivação desses estagiários nas empresas. Então, a postura e o interesse fazem a diferença”, conta.

Existem algumas empresas que contratam o estagiário para trabalhar como se fosse um profissional e isso pode atrapalhar nos estudos. A coordenadora do Núcleo de Mercado do IEL ressalta a importância de os estudantes estarem conscientes dos seus direitos como estagiário.

“Dentro da lei, o estágio tem carga horária máxima de seis horas. Então, o estagiário não pode trabalhar oito horas, exatamente para ter resguardado o tempo de estudo. E, durante as provas, ele tem direito a sair mais cedo para estudar e se dedicar, pois o estágio é um momento do aprendizado. Um programa de estágio bem trabalhado e seguido à risca traz muitos benefícios para a instituição de ensino, para a empresa e para o estudante”, afirma Ana Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário