quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONCURSO RECIFE GUARDA MUNICIPAL

Iaupe organizará o concurso para guarda municipal do Recife

Postado por Juliana de Albuquerque Em julho - 14 - 20111 Comentário




O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe/Conupe) foi escolhido, através de dispensa de licitação, para organizar o concurso público a ser promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, para o cargo de agente de segurança municipal, classe I – guarda municipal. O termo de dispensa foi publicado no Diário Oficial do Recife desta quinta-feira (14). O contrato entre o instituto e a Prefeitura do Recife corresponde ao valor global de R$ 500 mil.

A expectativa é de que o edital do concurso seja divulgado em agosto. O certame oferecerá 200 vagas e segundo a Prefeitura terá como objetivo “aprimorar as ações da Secretaria de Serviços Públicos do Recife no que se refere ao cumprimento das atribuições institucionais da Guarda Municipal, dentre as quais figuram com especial destaque a proteção dos bens, serviços, e instalações municipais; a fiscalização, educação e orientação do trânsito no município; a fiscalização e preservação das áreas do meio ambiente do município e o apoio das tarefas que envolvam o exercício do poder de polícia administrativa”.

Atualmente, a Guarda Municipal do Recife é composta por aproximadamente 1.300 profissionais e, segundo a associação da categoria, há uma carência de 1.700 guardas. A remuneração oferecida é de R$ 1.034,56, incluindo os benefícios.


Preparação – Os candidatos que desejam participar do concurso para guarda municipal podem iniciar os estudos basedos no edital do certame realizado em 2007, pela Prefeitura do Recife, para esse cargo. A banca organizadora também foi o Iaupe/Conupe. Foram exigidos conhecimentos de Português, Matemática, Informática, Noções Básicas de Direito e Conhecimentos Gerais (História e Geografia de Recife).

Confira o conteúdo programático completo do último concurso:


Língua Portuguesa



1. Interpretação de textos em prosa e de textos poéticos para identificar: o tema central do texto; informações ou idéias presentes no texto; relações de causa, tempo, fim, comparação, conclusão, adição e outras entre orações, períodos ou parágrafos; relações de sentido entre as palavras (sinônimos e antônimos). 2. Classes Gramaticais: adjetivo, substantivo, preposição, verbo e conjunção. 3. Acentuação. 4. Sinais de pontuação. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência verbal e nominal. 7. Crase.



Matemática



1. Operações com números naturais, inteiros e racionais (formas fracionária e decimal). 2. Grandezas (comprimento, massa, tempo, área e capacidade) e respectivas unidades de medida. 3. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples e compostos. 4. Equação do 1º e 2º Graus. 5. Resolução de situações-problema.



Noções básicas de Direito




1. Noções de Direitos Humanos: 1. Histórico dos Direitos Humanos; 2. A Declaração Universal dos Direitos Humanos; 3. Violação dos Direitos Humanos; 4. Segurança Pública e Cidadania.



2. Noções de Direito Constitucional: 1. Dos Princípios Fundamentais; 2. Dos Direitos e Garantias Municipais; 3. Da Organização do Estado (art. 29 a 31); 4. Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas; 5. Administração Pública e servidores públicos; 6. Segurança Pública na Constituição Federal.



3. Noções de Direito Administrativo: 1. Conceito de Administração Pública; 2. Hierarquia administrativa; 3. Poder de polícia e suas limitações; 4. Atos administrativos formais: decretos, resoluções, portarias, ordens de serviço. 5. Servidor Público: conceito; Cargo, emprego e função; condições de ingresso; provimento; vacância; direitos e deveres; responsabilidade.



4. Noções Básicas de Direito Penal: 1. Conceito de crime: elementos; consumação e tentativa; causas de exclusão de ilicitude e culpabilidade; 2. Espécies de crime: dos crimes contra a pessoa; dos crimes contra o patrimônio; dos crimes contra os costumes; dos crimes contra a saúde pública; dos crimes contra a fé pública; dos crimes contra a administração pública; 3. Abuso de Autoridade (Lei 4.898/65); 4. Sistema Nacional de Armas (Lei 10.826/03).



5. Noções de Processo Penal: 1. Ação Penal; 2. Da prisão preventiva, da prisão processual e da prisão temporária.



Noções de Informática




1. Noções de informática: Sistema operacional Windows XP; Uso básico da Planilha Eletrônica Excell/2003; Processador de textos Word/2003. Internet.



Conhecimentos Gerais


1. História



1.1. Os índios de Pernambuco. 1.2. História da colonização de Pernambuco: 1.2.1. A capitania de Pernambuco. 1.2.2. A origem do nome Pernambuco. 1.2.3. A administração de Duarte Coelho. 1.2.4. Os canaviais e engenhos. 1.3. O domínio holandês. 1.4. A Guerra dos Mascates. 1.5. A economia pernambucana no século XVIII. 1.6. A República de Pernambuco: 1.6.1. A Revolução Pernambucana. 1.6.2. A Convenção de Beberibe. 1.7. Pernambuco do Primeiro ao Segundo Reinado: 1.7.1. A Confederação do Equador. 1.7.2. A Guerra dos Cabanos. 1.7.3. A Revolução Praieira. 1.8. Pernambuco durante a República (de 1889 aos dias atuais). 1.9. A Formação da sociedade pernambucana. 1.10. A organização política estadual. 1.11. Símbolos do nosso Estado: 1.11.1 Bandeira, Escudo e Hino de Pernambuco. 1.12. Elementos e manifestações culturais do Recife e de Pernambuco.



2. Geografia



2.1. Formação do território de Pernambuco (situação, localização geográfica, divisão em mesorregião e microrregião, segundo o IBGE). 2.2. O meio ambiente e seus condicionantes (geologia e recursos minerais, relevo, clima, hidrografia, vegetação e solos). 2.3. Caracterização da população (estrutura da população e rede urbana). 2.4. Atividades econômicas (agropecuária, indústria e turismo). 2.5. Fernando de Noronha. 2.6. A cultura de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário