sexta-feira, 5 de agosto de 2011

curso gratuito

Curso gratuito que ensina a montar computadores inscreve até a próxima terça
Os interessados devem estar matriculados ou já ter concluído o ensino médio; há 110 vagas, divididas em duas turmas, e as aulas duram seis meses
Da Redação do pe360graus.com

01020304Ampliar
Foto: Reprodução / TV Globo

01020304
Veja mais
Vídeo | Curso gratuito ensina jovens a montar computadores

Uma oportunidade gratuita de qualificação profissional para jovens entre 16 e 19 anos é um curso que ensina a montar computadores. As aulas são oferecidas pelo Centro Social Marista, situado no Recife, e as inscrições para as duas novas turmas do Curso de Recondicionamento de Computadores (fotos 1 a 3) estão abertas até a próxima terça feira (9).

Quem quiser se inscrever deve estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio. O primeiro passo é fazer uma entrevista com a assistente social Roseane Santana. Ela explica como é feito o processo de seleção: “Nós preenchemos um questionário socioeconômico e fazemos uma análise referente à estrutura familiar, à renda, à questão das despesas. A segunda etapa já é a prova de informática, com conhecimentos teóricos e práticos. Passando por essa etapa, ele [o aluno] já inicia o curso, com a duração de seis meses”.

Entre os estudantes, a expectativa é grande para estar entre os 110 selecionados para as duas novas turmas. “Já que eu tenho um foco e já me interesso pela área de informática, esse curso vai me servir para desenvolver se realmente é isso o que eu quero para o meu futuro”, diz a auxiliar de biblioteca Kácia Tenório, de 20 anos.

Quem também quer muito fazer esse curso é Gustavo, de 19 anos. Ele explica o motivo: “Daqui para frente, eu posso ter um emprego também e me desenvolver melhor”.

A cada seis meses, são abertas vagas para novos alunos. Nas mãos deles, computadores velhos, que parecem sucata, voltam a funcionar e são doados para instituições sociais em todo o Nordeste. São aulas teóricas e práticas em que eles aprendem, por exemplo, noções de eletrônica e de montagem dos computadores para poder reaproveitar várias peças. Depois de formados, muitos estudantes conseguem emprego na área de informática.

“O curso foi muito importante para mim porque eu pude focar no que eu realmente gosto de fazer e, graças ao curso, eu consegui ingressar no mercado de trabalho, em uma das maiores empresas do Brasil”, conta o técnico em informática Marcos Vinícius Santiago.

Domingos Sávio (foto 4) é o coordenador do curso e ressalta as vantagens que os alunos têm ao fazê-lo. “O jovem consegue facilmente assumir um posto em uma assistência técnica, quer seja em uma loja como também em alguns pontos comerciais que trabalham nessa área de rede de computadores, de montagem e manutenção de computadores e de elaboração de websites. Então, essas competências, os jovens conseguem adquiri-las com muita tranqüilidade”, diz.

A estudante Jussara Amorim, que está prestes a concluir o curso, acredita que conquistou uma importante base de conhecimento e está confiante no futuro. “Eu pretendo continuar a ser técnica de computadores porque, antes, eu achava que era uma coisa, mas depois, quando a gente começa a ter contato com os materiais, a gente fica bem claro do que quer para seguir na vida”, afirma.

Os interessados em se inscrever devem ir ao Centro Social Marista, que fica na rua Jorge Tasso de Melo, 318, no bairro de Apipucos. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3441-1428.

Nenhum comentário:

Postar um comentário