terça-feira, 16 de agosto de 2011

QUIMICA PARA O VETIBULAR

Professor de Química explica ação dos flavorizantes
O olfato e o paladar são sentidos que andam juntos para proporcionar os sabores de tudo que se come e bebe; um raspa-raspa tem gosto de morango devido à mistura do gosto com o aroma e a cor
Da Redação do pe360graus.com

01020304Ampliar
Foto: Reprodução/TV Globo

01020304
Veja mais
Vídeo | Aula de Química: entenda como a batatinha fica com gosto de churrasco

Como uma batata frita industrializada pode ganhar gosto de churrasco? Na aula desta terça-feira (16), o professor de Química Gilton Lyra explica como funcionam os flavorizantes, usados nos mais diversos produtos alimentícios.

O olfato e o paladar são sentidos que andam juntos para proporcionar os sabores de tudo que se come e bebe. Os dois sentidos estão relacionados à química, enquanto a visão, audição e tato estão ligados a fenômenos físicos. “Misturando o gosto com o aroma vai dar a sensação de sabor”, explica o professor.

O sabor do churrasco, por exemplo, vem do cheiro de fumaça. A madeira é queimada e um condensador transforma a fumaça em líquida. “Essa fumaça líquida é que vai dar à comida o sabor de churrasco”, revela Lyra.

Para fazer um sorvete de morango, por exemplo, a massa base é misturada a flavorizantes. Há substâncias mais voláteis que vão ser absorvidas pelo nariz e outras vão entrar pelas papilas gustativas. “A associação que fazemos entre a memória visual, com a cor, e os flavorizantes, que remontam ao cheiro da fruta é que vai trazer a sensação da fruta original”, afirma Gilton Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário